Descrição para o paciente: Através de uma sonda colocada na cavidade vaginal, avalia-se com precisão o útero, ovários e trompas. Exame totalmente indolor, tem como suas principais indicações a pesquisa patologias ginecológicas como: miomas, pólipos endometriais e endocervicais, câncer de endométrio, endometriose e câncer de ovário . A ultra-sonografia transvaginal também é o exame mais utilizado na avaliação da gestação nos três primeiros meses.
Preparo: Não é necessário a ingestão de líquido e a bexiga deve estar vazia.
Descrição para o paciente: Através de uma sonda colocada no abdômen da paciente, avalia-se os órgãos genitais internos como útero, ovários e trompas. Exame totalmente indolor, é mais utilizado em pacientes que não podem realizar o exame transvaginal.
Preparo: É necessária a ingestão de 5 copos de líquido de 200 ml (água ou mate), iniciando-se a ingestão 1 hora antes do exame e reter a urina.Não pode urinar.
Descrição para o paciente: Exame indolor, realizado pela via transvaginal, tem a finalidade de fazer um mapeamento dos vasos sangüíneos anômalos da pelve feminina, no intuito de rastrear possíveis patologias malígnas como câncer de endométrio e de ovário. Também utilizada nos três primeiros meses de gestação com a finalidade de se estudar o fluxo do ducto venoso, que é um rastreador de cromossomopatias (Ex.: Síndrome de Down, Síndrome de Eduards).
Preparo: A bexiga deve estar vazia.
Descrição para o paciente: Método indolor e rápido de se avaliar as mamas, pricipalmente das pacientes com menos de 35 anos e sem história anterior ou familiar de câncer mamário. Sua principal indicação está na diferenciação entre cisto mamário e nódulo sólido. Importante complemento da Mamografia em pacientes acima de 35 anos.
Preparo: Sem preparo especial para este exame.
Descrição para o paciente: Método indolor e rápido de se avaliar as nódulos e cistos mamários suspeitos. Rastreia vasculariação anômala de nódulos e cistos mamários.Importante complemento da Mamografia .
Preparo: Sem preparo especial para este exame.
Descrição para o paciente: Totalmente inócua para o feto a ultra-sonografia obstétrica já faz parte da rotina do pré-natal e é realizada em diversas fases da gestação, de acordo com a necessidade de cada caso. No primeiro trimestre da gestação realiza-se a ultra-sonografia preferencialmente pela via transvaginal, ocasião em que faremos uma avaliação segura da idade gestacional e analisaremos também os marcadores (translucência nucal e fluxo de ducto venoso) de anomalias cromossômicas (Ex: síndrome de Down). No terceiro trimestre a ultra-sonografia obstétrica fornecerá informações a respeito do peso fetal, volume de líquido amniótico e maturidade placentária.
Preparo: Até o 3º mês de gestação é necessário que a bexiga esteja repleta caso a via de realização do exame seja transabdominal (ingestão de 4 copos de líquido de 200 ml 1hora antes do exame e não urinar). Se a via de realização do exame for transvaginal não é necessário qualquer preparo. Após o 3º mês de gestação não há preparo.
Descrição para o paciente: Entre 18º e a 24 º semana é realizada com o interesse de avaliar a morfologia do feto e seus anexos (cordão e placenta). Estuda-se o feto como um todo (cérebro, coração, pulmões, fígado, rins, intestino, bexiga, ossos, etc), assim como a sua superfície (face, membros, sexo, etc). Esta ultra-sonografia é de extrema importância pois algumas patologias detectadas nesta fase da gestação, podem ser tratadas intra-útero evitando ou minimizando seqüelas ou até a morte do feto.
Preparo: Não há preparo.
Descrição para o paciente: Utilizando equipamentos DIGITAIS DE ALTA RESOLUÇÃO a ultra-sonografia 3D/4D Tem grande repercussão com as mães devido à possibilidade de proporcionar , via reconstrução da superfície da face fetal, imagens jamais vistas e estabelecendo assim um novo elo entre a mãe e o feto.Estudos recentes demontram que a ultrassonografia 3D/4D humanizam a relação materno-fetal e diminuem a ansiedade materna. É também um método de excelência para rastreio e diagnóstico de anomalia fetal. Deve ser realizada preferencialmente entre 26 e 32 semanas de gestação. As melhores possibilidades diagnósticas estão relacionadas com a superfície fetal, tais como malformações da face, mãos, pés e coluna. Também utilizada em ginecologia e medicina interna, através da captação de imagens volumétricas, podemos ver detalhes anatômicos em alta definição dos órgãos, o que realmente em determinadas situações seria impossível com a ultra-sonografia convencional .
Preparo: Sem preparo para este exame.
Descrição para o paciente: O aparelho que se utiliza para realizar o Doppler é o mesmo de ultra-sonografia, porém a intenção é fazer uma avaliação da circulação materna e fetal . Do lado materno rastreia a pré-eclâmpsia ( pressão alta na gestação), e do lado fetal avalia o bem estar do feto. O exame normalmente é realizado com 26 semanas de gestação e no final da gestação sempre que o obstetra achar necessário.
Preparo: Sem preparo para este exame.
Descrição para o paciente: Procedimento realizado a partir da 28ª semama de gestação, tem como finalidade avaliar o bem-estar fetal e as contrações uterinas. É um exame totalmente indolor e inócuo, e dura aproximadamente de 20 à 40 minutos.Estabelece critérios importantes para a avaliação do nível de oxigenação do cérebro do feto.
Preparo: Sem preparo especial para este exame.
Descrição para o paciente: Procedimento realizado a partir da 28ª semana de gestação, tem como finalidade avaliar o bem-estar fetal . É um exame totalmente indolor e inócuo, e dura aproximadamente de 20 à 40 minutos. Fornece uma nota de 0 à 10 para avaliação do bem estar fetal. De grande importância para o obstetra entender com o feto está a oxigenação do cérebro do feto.
Preparo: Sem preparo especial para este exame
Descrição para o paciente: Tem como intenção fazer uma avaliação mais criteriosa da circulação materna (artérias uterinas) e fetal (artérias umbilical , cerebral, aorta e ducto venoso). O exame normalmente é realizado a partir da 26º semana de gestação.
Preparo: Sem preparo especial para este exame.
Descrição para o paciente: Através do abdômen materno realiza-se o ultra-som do coração fetal, tem a finalidade de diagnosticar as doenças cardíacas. Complementa o exame morfológico. Realizado entre a 24º e 32º semanas de gestação.
Preparo: Sem preparo especial para este exame.