Descrição para o paciente:
A Ultrassonografia com Doppler Colorido do Sistema Porta Hepático aliou uma técnica não invasiva, que é a ultrassonografia, com as informações sobre essa região e seu respectivo fluxo sanguíneo, introduzindo um elemento dinâmico nos estudos ultrassonográficos ao permitir a investigação detalhada e não invasiva da hemodinâmica da área examinada, que pode ser avaliada quantitativa e qualitativamente, não só do ponto de vista morfológico, mas também funcional.
Este método tem se mostrado eficaz no estudo da circulação do sistema porta, que inclui todas as veias que drenam o estômago, intestino, baço, pâncreas e vesícula biliar, além de contribuir para o diagnóstico da hipertensão portal, detectando a diminuição da velocidade de fluxo da veia porta e o aumento do seu diâmetro, duas características da hipertensão portal.
Preparo:
Para a realização deste exame será necessário jejum, conforme as seguintes orientações:
- até dois anos de idade: jejum de 3 horas;
- de dois a cinco anos de idade: jejum de 4 horas;
- de cinco a 12 anos de idade: jejum de 6 horas;
- acima de 12 anos: jejum de 8 horas.
Não há necessidade da suspensão de medicações, contanto que sejam tomadas com água. Mesmo que você já tenha feito cirurgia da vesícula o jejum continua sendo obrigatório.
Caso tenha exames anteriores relacionados com a região a ser examinada pedimos a gentileza de trazê-los. A comparação com exames anteriores proporciona diagnósticos mais precoces e evita, muitas vezes, a realização de incidências adicionais.